O Vigia da Noite

Até a blogolândia pode e deve ser analisável... Armado do meu mestrado em crítica construtiva aplicada e do meu doutoramento em análise legítima da blogosfera, espero poder contar convosco para concordar e discordar das minhas opiniões sobre tudo o que de tão diferente por aí anda a vogar...

14.3.06

Gonzalo Contreras el otro


Género: Poesia.

Desde: 25 de Janeiro de 2006.

Autor: Gonzalo Contreras.

Actualizações: Regulares.

Endereço: http://wwwgonzalocontreras.blogspot.com/.



Confessemo-lo... Na net ou fora dela é, actualmente, muito difícil encontrar-se poesia com um mínimo de alma, de força, de interesse. A vasta maioria dos ditos poetas fazem da palavra uma espécie de Nossa Senhora de Fátima e esquecem o facto de que a palavra significa e de que o que significa toca e que se não toca, bem, se não toca não é sequer poesia mas uma mera imitação da dita.
Este Gonzalo Contreras el otro, blog chileno, despertou a nossa atenção pelo facto de parecer afastar-se desse pântano de palavras em que a actualidade nos afoga. Trata-se de um blog bem ilustrado, basicamente com telas de pendor surrealista, e alguns poemas que, se não atingem o nível dos nomes maiores da arte poética, são, pelo menos, poesia. O que é bastante, convenhamos.
No cabeçalho deste blog, encontramos um curto mas interessante poema, precisamente o que se publicou no seu início, de nome Poetica: Según el incomprendido Robin Hood: La poesía metafísica es un continuo largar flechas para herir a esa bestial realidad que aún se ama.
Aqui deixamos, já agora, igualmente a referência a um outro blog do mesmo autor, também ele dedicado à arte poética, mas de pendor algo diverso... Trata-se do Poéticas de Chile, em http://poeticasdechile.blogspot.com/, cuja abertura resume o seu conteúdo, interessante de um ponto de vista mais abrangente: Un espacio preparado para la difusión de la poesía chilena del periodo 1973-1990. En este blogue entregaremos una selección del primer volumen, que incluye a los poetas que se quedaron durante la dictadura en el país. Posteriormente difundiremos el segundo volumen que incluye a los poetas que escribieron en el exilio.
Em nossa opinião, ambos os blogs, por razões variadas, merecem a vossa visita.



Classificação: = Cool/Fixe.

search marketing sydney
search marketing sydney Counter