O Vigia da Noite

Até a blogolândia pode e deve ser analisável... Armado do meu mestrado em crítica construtiva aplicada e do meu doutoramento em análise legítima da blogosfera, espero poder contar convosco para concordar e discordar das minhas opiniões sobre tudo o que de tão diferente por aí anda a vogar...

16.1.06

Caturra da Net


Género: Pretensa crítica de blogs, com queda especial para a crítica a blogs literários.

Desde: 15 de Janeiro de 2006.

Autor: O Caturra.

Actualizações: Para já, está a ser actualizado.

Endereço: http://caturradanet.blogspot.com/.



Encontra-se muito produto adulterado na blogosfera, é um facto. É que não é necessário ser aprovado em nenhum tipo de exame para criar um blog. Em geral, considero mais útil, portanto, falar de coisas que possam ter algum tipo de interesse. Por vezes, entretanto, acho o produto tão fraco, muito nomeadamente quando se trata de escárnio e maldizer sem categoria, que não posso deixar de por cá lançar o meu aviso à navegação... É nitidamente o caso.
Coemecemos por analisar o texto de apresentação do blog (em maiúsculas, ou seja, aos berros): "EU GOSTO DE FALAR MAL... SE VOCÊ NÃO AGUENTA PRESSÃO ENTÃO CAI FORA! PARA MIM, O IMPORTATE (sic) NÃO É VENCER, MAS ESMAGAR O(A) INIMIGO(A). SE VOCÊ É RECALCADO(A), VEIO AO LUGAR ERRADO. NÃO ESTOU AQUI PARA BANCAR O AMIGO OU PSICÓLOGO DE PLANTÃO... KKKKKKKKKKK...." - Está tudo dito.
O autor deste jovem blog, obviamente encoberto por um total anonimato, começa por se lançar sobre um blog português intitulado Círculo de Poesia, o qual conta com a participação de um grupo de autores e com um conjunto de links de algum interesse, o que dependerá dos gostos, obviamente. Mas bem organizado. O segundo post é uma Resposta a João Firmino (visado no post anterior), a quem apelida de "ridículo". Seguidamente, volta-se à carga com mais pancada no Círculo de Poesia, apelidando-se agora uma outra autora de "criatura". Por fim, o autor descobre o também português Poesia para quem quiser (que conhecemos e a que até sucede darmos bastante valor) e aproveita para lhe desferir um ataque, sempre com muitos kkkkkkkkkkkkketc. à mistura, concluindo com mais uma resposta, desta feita ao autor do Poesia.
No meio de tudo, O Caturra (cuja única "qualidade" aparente será não esconder as intenções - "Tá na hora de procurar outro pra Cristo", afirma) vai citando poetas e autores de quem parece só conhecer o nome e talvez alguns elementos básicos, vai renegando o passado literário naquela pose algo ignorante que transforma as artes num produto da moda e da sociedade de consumo e aproveita para utilizar fluentemente termos como phodda e poemerda, tudo isso embrulhado num português péssimo, naturalmente fruto do descalabro educacional latino-americano. Os títulos dos artigos publicados neste blog que opta por de todo não utilizar imagens, ficam-se por O Primeiro Lixo Catado pelo Caturra, a que se seguem o Segundo, o Terceiro e o que mais aí vier, respostas à parte. Para cúmulo - mas isso até se torna algo hilariante -, fico com a sensação, certa ou errada, de que o autor do blog cria, ele que se zanga contra a fractura e o fractal a cada passo, várias personalidades para, nos comentários, lhe darem razão! Este Caturra parece nitidamente procurar a guerra, mas essa é, talvez ele o desconheça, uma das mais bem sucedidas receitas para o insucesso.
Fraco. Muito fraco. Mas aqui fica o comentário e o endereço, para que os leitores do Vigia possam também aprender pela negativa.



Classificação: = Muito fraco.

ATENÇÃO: Este Caturra, dedicado a falar mal de tudo e de todos das piores formas que encontra parece ter um fito bem claro: ser um sucesso (o que quer que "sucesso" para ele represente) através da contabilização de um grande número de visitas em pouco tempo. É disso que ele se gaba para a esquerda e para a direita, para cima e para baixo, pouco parecendo importar-se com o facto de ser visitado por pessoas que o odeiem ou desprezem. O seu post mais recente tem um título muito elucidativo: algo como (prefiro não ir lá ver outra vez) A Palavra do Caturra vale Ouro. Pode ser um tiro de longa distância, mas imaginem que tudo isto nasceu, por exemplo, de uma aposta? Imaginem que ele vai ganhar algo ao explorar a indignação alheia? Devemos nós dar-lhe esse prazer?
O meu pedido é muito simples: não cedam à tentação de visitar este blog. Ele cheira a esturro. Agora, façam o que quiserem. Abraços.

BOM, eu não queria fazer mais publicidade a este blog mas, depois de pensar um pouco no caso e só para que nenhum incauto possa pensar que andei a imaginar coisas, devo apenas acrescentar o seguinte: o Caturra apagou o blog anterior com tudo o que nele se acumulou, alterou o layout do blog e passou a denominar-se Pastor Caturra. Eis o texto que agora encima o blog: "E o Senhor me apareceu em carne e osso e disse que fosse e criasse um blog e levasse seu verbo a todos e assim foi feito e assim seu verbo passou a estar entre nós..." Estão a ver... Depois, é uma mistura de parábolas rápidas, de comentários aparentemente auto-colocados para dar apoio, de brincadeiras com algum humor por parte de alguns internautas e de insultos, cobras e lagartos por parte de outros. Em minha opinião, o primeiro blog tinha mais força, embora o modelo se esgotasse em meia dúzia de dias (como esgotou). Quem o queria? Este, definitivamente coloca Caturra no meio das profundezas infernais (numa perspectiva religiosa), mas fá-lo em tonalidades de azul celeste. Para quem quiser... E a pontuação mantém-se, claro está.

15 Comments:

At 10:14 da tarde, Blogger Alma said...

Aquilo nem sequer é lixo, é algo completamente degradado!

 
At 10:31 da tarde, Blogger The Watcher said...

Olá. :) Pois... Sabes, o tipo - e esta é a minha análise muito breve - tem vários problemas por resolver: a) Com Portugal e, reflexivamente, consigo mesmo; b) Com a liberdade (que tanto afirma prezar) artística actual; por isso, renega tudo o que não é o futuro, mas não faz a mínima ideia do que seja o futuro (ou o presente); c) Parece ter também um forte problema, que é o facto de não lhe terem dado suficientes colheres de chá enquanto crescia. Isso é notável na arrogância (ligada aos seus complexos, inclusive "rácicos" - aspas) que demonstra, na incapacidade de articular um discurso coerente e naquelas bacoquices de linguagem brasileiras de desconstrução negativa do Português e, obviamente, no uso de um tipo de linguagem grosseira. Eu também a uso ocasionalmente, claro... Só que é com os amigos.
Some-se a isto que ele está obviamente muito zangado. Com quê exactamente, lá saberá... Ora, quem está assim zangado não dá duas para a caixa.
Parece ser um coitado... Mas acho que também me cabe denunciar o lixo que destrói a blogolândia, é a minha faceta de dfensor dos fracos e oprimidos, lol. Sinceramente, prefiro mil vezes um site de pornografia industrial... Acho que não é mal intencionado, apenas intencionado e para quem quiser.
Obrigado pela visita e fica bem.

 
At 5:00 da tarde, Anonymous caturra said...

kkkkkk... falem mal mas falem de mim... kkkkkkkkkk... vocês são uns babacas... kkkkkkkk... só peço o seguinte: não fiquem usando a publicadade do meu blog para divulgarem o blog de vocês não, tá? já sacaram que o meu blog é bastante visitado e estão querendo se aproveitar do meu árduo trabalho, né? vocês são uns otários!! kkkkkkkkkkkkk...

 
At 6:44 da tarde, Anonymous Master Minder said...

Bravo! The Watcher, por favor, não caias na tentação de apagar o comentário desse tal Caturra. É que ele é uma adenda perfeita à tua crítica. Abraços.

 
At 1:58 da manhã, Anonymous caturra said...

DE UAT, tenho duas notícias: uma boa e outra ruim... a boa é que você está concorrendo ao Troféu Imbecil da Semana... a ruim é que irá disputal com excelentes adversários... kkkkkkkkkkk... como tem idiota na internet... kkkkkkkkkkk...

 
At 2:25 da manhã, Blogger The Watcher said...

Master, não tenciono apagar os comentários do Caturra. Há pessoas que não precisam de pagar a coveiros nem a casas mortuárias porque se enterram a si próprios. Claro que esta palermice toda não me agrada; por outro lado, o meu comentário está cada vez mais justificado. Em todo o caso, como este não é um blog do deita abaixo, espero deixar-vos em breve algumas sugestões de boas leituras porque acho que a blogolândia merece ser tomada a sério.

 
At 12:01 da tarde, Blogger daalgempaKu said...

daalgempaKu_Um olhar diferente
daalgempaKu pretende ser um espaço de divulgação de informação alternativa do algarve em geral e de portugal em particular, sempre disponível para receber tudo e dar tudo, desde sexo a poesia, sem tabús. Não tenha pudor, você será a cobaia deste novo formato de informação a cargo de repórteres experientes na matéria...paKu

VISITEM-NOS EM http://daalgempaku.blogspot.com

 
At 3:40 da tarde, Anonymous caturra said...

olha só, imbecil, o que eu fiz com a sua diarréia verbal... kkkkkkkkk... dá um pulinho no meu blog...

 
At 4:06 da manhã, Anonymous NorMal said...

Olá. continuo a apreciar bastante o eu "trabalho".
Críticas bem fundamentadas, pena não ter uma minha, gosto sempre de ouvir criticas fundamentadas.
Falei já com o users que frequentam o meu blog e todos entram perfeitamente...
Tenho pena de tu não conseguires, algo estranho se passa, ou não dás tempo para abrir... Ou não percebo.
Sem mais e pedindo permissão para te linkar no meu blog.
abraço

NorMal

 
At 7:21 da manhã, Blogger Mae said...

Pensei muito antes de vir aki...
Mas sinceramente, neste momento duvido de tudo...depois explico.
Se voce existe, e se o k o escreveu sobre o caturra, é o k pensa, vá la ver agora o blog sff
Espero k leia esta msg hoje
Obrigada

 
At 4:13 da manhã, Blogger Mae said...

Muito obrigada, pela pronta resposta ao meu S O S.
Sem pretender falar de mim aqui, completamente inoportuno, verifiquei que a apreciação que fez em baixo o "tiro de longo alcance", alcançar a fama, à conta da indignação alheia estava correcta.
Neste momento já penso, uma vez que ninguem lá vai, os comentarios sao personagens que não existem mas que de forma mascarada, denunciam coisas que tenho escritas no meu blog, que ja encerrei... inclino-me mais para, explorar a indignação alheia, sim!
mas fama não! tvez apenas satisfação pessoal,porque eu?
não sei...ou talvez saiba, vou esperar.
Muito e muito obrigada.

 
At 12:13 da tarde, Blogger soeumesma said...

Bom, acho que nem sequer vou comentar este seu texto porque realmente acho que não vale a pena dar mais nenhum tipo de destaque a uma alminha perdida que tem um blog como este que refere.

No entanto tenho de comentar o seu blog. Cheguei cá hoje por acaso e li todos os artigos que aqui escreveu. Apraz-me dizer uma coisa: muito bom. Não tenho pretensões a crítica mas neste caso estou tentada a classificá-lo como excelente. A temática é original, os posts bem escritos e no fundo é um serviço público para nós que o vimos ler. Fiquei a conhecer alguns blogs que não conhecia, apesar de já andar nestas andanças da blogosfera há 2 anos (1º com um blog e agora mais recentemente com outro). Fique bem e continuarei a passar por cá.

 
At 4:00 da manhã, Blogger The Watcher said...

Agradeço que não utilizem este blog para publicitar o vosso. Refiro-me particularmente e apenas a um que já se encontra publicitado atrás (comentário que eu não retirei) e que não teria sido necessário voltar a publicitar no comentário que acabo de apagar. Grato pela compreensão.

 
At 2:27 da tarde, Blogger Alma said...

Já apetece ver por aqui algo de novo...onde anda Sr. Vigia?

 
At 6:04 da tarde, Blogger Samuel F. said...

Entao passe lá no meu blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home

search marketing sydney
search marketing sydney Counter