O Vigia da Noite

Até a blogolândia pode e deve ser analisável... Armado do meu mestrado em crítica construtiva aplicada e do meu doutoramento em análise legítima da blogosfera, espero poder contar convosco para concordar e discordar das minhas opiniões sobre tudo o que de tão diferente por aí anda a vogar...

5.1.06

Bomba Inteligente



Género: Ecléctico (registado no Blog.com.pt em Pessoal - Diário).

Desde: 2 de Abril de 2003.

Autora: Carla Hilário de Almeida Quevedo.

Actualizações: Muito frequentes.

Endereço: http://www.bomba-inteligente.blogspot.com/.



Este Bomba Inteligente de Carla Hilário, que assina os artigos como Charlotte, possui uma longa história e será um dos blogs (ou blogues, como ela parece preferir) mais consultados da blogosfera nacional. Merecido? Imerecido? Se bem que o merecimento seja subjectivo, inclinamo-nos mais para o merecimento... com reticências, porque nem tudo é perfeito...
Pode afirmar-se que o Bomba Inteligente se afirmou com a criação de uma certa imagem de marca. É um estilo próprio, sem dúvida. E são os recorrentes Eu hoje acordei assim, de cujas ilustrações depreendemos o gosto da autora por um certo star system, ou por um certo glamour que se lhe associa, ou por algo de mais ou menos semelhante, uma vez que não lemos as mentes alheias. A imagem de marca encontra-se igualmente presente no design simples e agradável sobre fundo amarelo (muito feminino) que, desde logo, não desagrada a quem lá se dirige pela primeira vez.
Característica igualmente positiva deste blog é a inclusão de temas para escutar (quando se quer; graças a Deus, não levamos com a música em cima mal nos ligamos ao blog, até porque as escolhas, não discutíveis para a autora, podem sê-lo para nós, leitores) - no último artigo que por lá encontrámos, por exemplo, encontramos o célebre Tous les Garçons et les Filles (1963, se não estou em erro), com letra e tudo, o que está bem, embora nos inclinemos a dar uma muito maior credibilidade a Jacques Dutronc.
Os artigos variam bastante, quer tematicamente, quer na sua dimensão. Há uma propensão forte para nos oferecer meia-dúzia de palavras e está feito. Por vezes, o conteúdo parece um pouco nulificante, mas cada um sabe quanto tem a dizer ou se pretende dizê-lo. Outras vezes, entretanto, a autora decide-se a falar um pouco mais. Aí, discorre. E discorre correctamente. O blog contém também ocasionais poemas de autores diversos, algumas citações na íntegra (que talvez pudessem merecer um comentário), o ocasional texto de índole feminista (e uma vez mais me interrogo se essa será também uma característica dos blogs com autores masculinos, posts de propaganda machista...), alguns links com interesse incluídos em textos e ainda citações integralmente em Inglês, o que já não nos parece tão bem... Bem quando se trata de letras ou de poemas de difícil tradução, mas pior quando se trata, como é o caso, de meras citações. Em todo o caso, a autora aparenta possuir uma interessante formação clássica, com conhecimentos de Latim e Grego Antigo e Moderno - uma curiosidade, que interessará a quem interessar.
No Bomba Inteligente, contamos também com links para um conjunto de blogs seleccionados e ainda destaques para algum blog ou blogs (o que não significa que dos destaques se passe para os links permanentes, como já verificámos). Consideraríamos o gosto na escolha variável mas, tratando-se de algo de tão pessoal, nem por aí ousaremos entrar...
Entre os aspectos menos bons deste blog, vemo-nos forçados a referir a ausência absoluta de dados relativos à autora e a impossibilidade de deixar comentários no blog, o que, não sendo caso único, nos parece subverter um pouco a filosofia deste media. É verdade que Carla/Charlotte dedica algum do seu tempo a responder a emails seleccionados - só que essa postura aproxima-se um pouco do monólogo. Igualmente menos feliz é a referência em termos aparentemente elogiosos ao livro do Pipi, nascido a partir de uma das mais repetitivas e cansativas farsas que já viveram, em nossa opinião, na blogosfera nacional. Mas dir-se-ia que esta é mesmo subjectiva...
E pronto. Visitem o blog de Carla Hilário se o não fizeram ainda. Ultra-popular, não é populista e os seus aspectos positivos sobrepõem-se aos negativos atrás referidos.



Classificação: = Cool/Fixe.

Imagem de www.epea.com (na ausência de um logo representativo do blog).

4 Comments:

At 8:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi ela quem editou o Pipi.... Haveria, porventura, de dizer mal?...

 
At 8:49 da tarde, Blogger The Watcher said...

Ah! (pausa) Todos os dias se aprende...
Assim, já compreendo melhor a troca de palavras (simpática) que tive com ela. De qualquer forma, a crítica não foi "desapreciada" e suponho que não me encontro entre os "metabloggers" que "do it better", lol.
Bom, eu digo o que penso, embora não se façam aqui estudos extensivos de blogs (mas os jornais e as revistas também não fazem nada que se pareça nas suas críticas). E digo-o igualmente do Pipi, claro está.

 
At 10:38 da tarde, Blogger Vicente Gil said...

O blog da Senhora Dona Carla tresanda a pedantismo :(

 
At 4:03 da tarde, Blogger The Watcher said...

Talvez, talvez... Mas está bem feito. Mais não comento. :)

 

Enviar um comentário

<< Home

search marketing sydney
search marketing sydney Counter