O Vigia da Noite

Até a blogolândia pode e deve ser analisável... Armado do meu mestrado em crítica construtiva aplicada e do meu doutoramento em análise legítima da blogosfera, espero poder contar convosco para concordar e discordar das minhas opiniões sobre tudo o que de tão diferente por aí anda a vogar...

9.12.05

Jazz e Arredores



Género: Música jazz e improvisada.

Desde: 18 de Setembro de 2004.

Autor: Eduardo Chagas (suponho).

Actualizações: Bastante frequentes.

Endereço: http://jazzearredores.blogspot.com/



Eis um blog já com um certo percurso e que não deve passar despercebido aos amantes do jazz e de outros sons "vagamente eruditos" (ainda tenho as minhas dúvidas). Claro que este "ainda tenho as minhas dúvidas" releva, não diria de um preconceito meu relativamente ao jazz, que não tenho, mas talvez de uma certa falta de onda para me dedicar ao mesmo. Mas adiante: não é isso que me impede de reconhecer um bom blog quando vejo um.
O espaço inicia-se com um artigo simplesmente denominado Sun Ra, com o texto À sombra de Ra, Sun, está-se bem. De Saturno vem o espírito e a inspiração. Daí para a frente, a produção é imensa. Sempre, como se diz no cabeçalho "jazz, música improvisada e tudo à volta". São artigos teóricos, opiniões, conselhos e propostas de audição e um bom número de links bem apropriados no interior dos próprios artigos. Interessou-me ver, entre os mais recentes artigos, um deles dedicado a Jimi Hendrix, que pessoalmente considero o mais genial "guitarrista eléctrico" de todos os tempos... Infelizmente (e isso depende muito dos pontos de vista), o artigo é, como dizer?, compacto e teórico e não sei se Hendrix se daria ao trabalho de o ler do início ao fim. Assinado: Jorge Lima Barreto - um chato, digo eu, e alguns de vocês chamar-me-ão inculto e insensível. Mas não é de mim que tratamos...
Em termos gráficos, o blog encontra-se profusamente ilustrado e só se torna algo pesado pelo facto de conter muitos textos de dimensão considerável. Não ousa, mas cumpre o seu papel de forma suficientemente agradável. Claro que talvez o layout seja, aqui, muito menos fundamental do que os textos... E, como já disse, está bem, está-se bem (à sombra de Ra).
Há também muitos links e, surpresa das surpresas, a maioria deles (embora só tenha avaliado a mancha e não os tenha contado) são dedicados ao jazz. Suponho, eu que gosto de assistir a um bom concerto de jazz íntimo ao vivo, mas não vou muito mais longe, que se trate de um nicho de facto existente mas desconhecido da maioria dos bloguistas.
De lastimar é o facto de não dispormos de quaisquer informações sobre o autor do blog, salvo um endereço de email. E que tenha que ser por esse endereço de email que talvez possamos partir do princípio de que o autor se chama Eduardo Chagas.
Pois bem, independentemente do meu feeling e da minha onda para o jazz, este blog de Eduardo Chagas está de parabéns porque me parece bastante bem elaborado. Apreciadores do jazz, dêem uma olhada e acho que não se arrependerão... E como o jazz pode ser cool, é mesmo essa classificação que o Jazz e Arredores leva do Vigia.



Classificação: = Cool/Fixe.

search marketing sydney
search marketing sydney Counter