O Vigia da Noite

Até a blogolândia pode e deve ser analisável... Armado do meu mestrado em crítica construtiva aplicada e do meu doutoramento em análise legítima da blogosfera, espero poder contar convosco para concordar e discordar das minhas opiniões sobre tudo o que de tão diferente por aí anda a vogar...

14.11.05

Orgulhosa Maria


Género: História e comentário da música rock e blues recente.


Desde: 9 de Outubro de 2005.


Autor: Diego Quadros.


Actualizações: Bastante regulares.




O Orgulhosa Maria que encabeça este interessante blog musical, fundamentalmente trabalhado numa perspectiva histórica, tanto quanto a história recente o pode ser, surge directamente do tema Proud Mary, celebrizado por John Fogerty no tempo dos seus Creedence Clearwater Revival. O autor do blog, Diego Quadros, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no Brasil (ou Brazil, conforme surge na publicação), denota um esforço louvável em não deixar as temáticas tratadas pela rama, ao mesmo tempo que nunca as deixa pesar de modo a transformar um blog num livro.
Entre os artigos interessantes deste blog, naturalmente ilustrados com fotos, encontramos uma menção aos Beatles com um link para uma entrevista concedida quando da sua primeira visita aos Estados Unidos (tudo com tonalidade brasileira, mas é normal, né?), dois testemunhos de Bob Dylan, sobre a sua ex-companheira Joan Baez e sobre Bono Vox, ambos retirados do recém-publicado Crónicas Volume I, um conjunto de artigos sobre Jimi Hendrix com acesso linkado ao que terá sido a colecção discográfica do imperador da guitarra e ainda uma sequência de artigos sobre os Cream, de Eric Clapton, Ginger Baker e Jack Bruce, um artigo sobre Keith Richards e temáticas sobre lendas do blues como Mississipi John Hurt, onde se incluem links para fotos dos negros que inventaram o blues, com excertos de letras. Abundam, aliás, links interessantes nos artigos. O blog cede também a palavra aos seus leitores para além dos usuais comentários e, como ponto menos bom, conta apenas com uma aventura em que Diego criou um Almost a Poem com base em títulos dos Beatles - mas suficientemente original e válido como brincadeira.
Está visto que este blog não vai apelar às sensibilidades de quem só se guia por modas e considera a arte um produto que sempre tem os dias contados, como um sabonete ou um electrodoméstico... Mas, a esse propósito, sempre vos posso deixar umas palavras do também brasileiro Caetano Veloso, retirado da obra Caetano - esse cara, de Heber Fonseca (Editora Revan, 1993) e, mais especificamente, de uma entrevista concedida a Marco António de Lacerda: A fábrica que lança os meus discos é a mesma que vende as lâmpadas Philips. Para a fábrica, tudo não passa de uma conta. Tem um holandês que faz as contas e nas contas dele tanto faz vender lâmpadas como vender discos de Caetano Veloso ou de Chico Buarque. O importante é vender muito. Se acontecer de a lâmpada ter mais saída do que disco de Chico, o holandês vai dar mais atenção às lâmpadas. O fato da música estar na mesma prateleira onde ficam as lâmpadas é que gera a discussão. Ou há ingenuidade total ou há um conflito. O que a gente chama de música popular já é meio sabão em pó. (...) Você pode dizer num disco que é contra a opressão, mas não pode esquecer que está dizendo isso num disco.
Citações e o que elas podem implicar à parte, este blog contém ainda links a diversos blogs de música, links a blogs não musicais e links a sites de músicos ou bandas divididos da seguinte forma: bandas à procura de espaço e gente famosa.
Numa palavra, este blog, que não faz uso de fantásticas habilidades cibernéticas na sua concepção, vale, no entanto, pelo conteúdo deveras interessante no género e que nos leva a considerá-lo merecedor de alguma atenção por parte de quem goste de blogs e de música.



Classificação: = Cool/Fixe.

7 Comments:

At 10:04 da tarde, Anonymous Julinha said...

Classificação para o vigia = cool
;)

 
At 11:58 da manhã, Anonymous The Watcher said...

Só cool? Não excelente? ;)

 
At 9:06 da tarde, Anonymous Julinha said...

Para ser excelente tem de vigiar a minha casa:))
OK?

 
At 5:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu pensava que havia os securitas e a prossegur, afinal há mais.

oldmirror

 
At 10:56 da tarde, Anonymous NorMal said...

Para quando tentar explicar o site de alguem que se diz "normal"?
Saudações

 
At 2:00 da manhã, Anonymous The Watcher said...

Caro normal, tudo o que eu consigo obter do teu link é tentativas de instalar o Fast Click e banners publicitários... O resto é uma página em branco. Estou confuso.

 
At 9:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

parabéns pelo blog criativo

 

Enviar um comentário

<< Home

search marketing sydney
search marketing sydney Counter